Astronomia,  noticias

Chuva de meteoros geminídeos pode ser vista nesta semana

 Se o tempo ajudar, será possível observar em todo o Brasil, nesta semana, uma das mais intensas chuvas de meteoros do ano.

Entre 10 e 16 de dezembro, a chuva de meteoros geminídeos faz sua aparição anual no planeta Terra. Esta semana será ideal para ver os riscos brilhantes a olho nu. O melhor dia para visualizar a chuva é a noite do dia 13 (quinta-feira), segundo a Nasa, agência espacial americana.

Os geminídeos são detritos do extinto cometa 3200 Phaethon. O que se pensou, por muito tempo, ser um asteróide agora é o esqueleto rochoso de um cometa que perdeu seu gelo após diversas passagens próximas ao Sol. A Terra transita por esses detritos todo ano em meados de dezembro, o que faz com que meteoros aparentem vir da constelação de Gemini, ou Gêmeos, uma das constelações do zodíaco. Por isso, a chuva foi nomeada geminídeos.

Segundo a Nasa, quando os geminídeos foram identificados pela primeira vez, no século 19, pouco antes da guerra civil norte-americana, o fenômeno atraiu pouca atenção. Era fraco e pouco visível. Mal se sabia que um dia viria a ser um grande espetáculo.

http://viajeaqui.abril.com.br/materias/chuva-de-meteoros-pode-ser-vista-nesta-semana-noticias

 

Segundo informações da International Meteor Organization (IMO), os Geminídeos devem atingir a máxima atividade na noite de 13 de dezembro de 2012, por volta das 23:30 TU.

Engana-se quem acha que os meteoros devem ser observados apenas e tão somente na noite prevista para a máxima atividade. Uma pesquisa cabal requer a observação ANTES, DURANTE e DEPOIS do máximo previsto. No caso dos Geminídeos, as observações podem se concentrar entre as 7:00 TU do dia 13 de dezembro e 4:00 TU do dia 14 de dezembro.

No entanto, à título de uma campanha observacional, sugerimos o seguinte:

Para iniciantes: contagem simples dos Geminídeos

1º) identifique no céu o radiante dos Geminídeos

2º) conte os meteoros pertencentes ao radiante. Qualquer meteoro que não for do radiante, classifique como “esporádico”.
organize as contagens em intervalos, por exemplo:

das 03:00 às 03:15 TU : 3 geminídeos e 1 esporádico

3º) anote (ou registre) demais informações ao longo da sessão tais como: condições meteorológicas, magnitude limite a olho nu.

4º) dedique pelo menos 1 (uma) hora efetiva de observação.

5º) tem uma nuvem bem na direção do radiante?? não tem problema, observe a região mais próxima e apenas anote qual foi, por exemplo:

das 03:30 às 04:00 TU: observei o campo de visão centrado em Procyon (CMi)…

Para observadores experientes: contagem e estimativa de brilho dos Geminídeos

Além das instruções acima dadas aos iniciantes, o observador experiente também fará o seguinte:

1º) use a Carta Celeste preparada pelo GBOM.

a) os números correspondem às magnitudes de estrelas selecionadas

b) os círculos correspondem aos radiantes em atividade no período de 10-20 de dezembro. As abreviaturas seguem o padrão IMO, onde GEM = Geminídeos, ANT = Antélio, etc…

2º) ao observar um meteoro, identifica seu possível radiante. Estime o brilho com base nas estrelas de comparação.

3º) embora o observador possa usar lápis e prancheta para anotações, uma maneira de otimizar os registros é através de um gravador de voz (seja de fita K7 ou digital).

Veja como foi a Campanha dos Geminídeos em 2010.

Envie seus dados para a Coordenação do GBOM nos emails abaixo:

Coordenação: Anderson Dantas, email: anderson_m42 at live.com

Consultoria: Alexandre Amorim, email: costeira1 at yahoo.com


Links:

Geminids 2012

http://costeira1.astrodatabase.net/obs/gem2012.html

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

Comentários

« »
    on line: 528