terremotos

Mais um tremor de terra em Montes Claros, com réplicas

O Observatório Sismológico de Brasília ainda não informou qual a magnitude deste tremor.

3 tremores de terra assustaram moradores de Montes Claros,  na madrugada desta quarta-feira (19).

De acordo com a PM, o primeiro tremor ocorreu por volta das 2h50 e os seguintes ocorreram em um intervalo de 20 a 30 minutos.

Vários bairros da cidade ficaram sem energia elétrica por meia hora, segundo o Corpo de Bombeiros essa queda de energia pode ter sido causada pelos tremores.

Com medo, moradores saíram para fora de suas casas.

A ocorrência mais grave registrada pelos bombeiros foi uma queda de uma varanda no Bairro Jardim Brasil, região norte da cidade. No local moram quatro pessoas. “Acordamos com o tremor e logo as telhas caíram, saímos todos assustados, correndo para o lado de fora, apesar de já ter sentido outros tremores, este foi o que mais deu medo”, diz o proprietário da casa, Paulo Pereira.

Assustados, os moradores permaneceram do lado de fora das casas e, muitos afirmaram que havia a informação de que novos tremores ocorreriam. O especialista da Universidade de São Paulo, Marcelo Assumpção, que realiza estudos na região, disse que os abalos são imprevisíveis, portanto, não há como determinar o horário e o dia em que irão ocorrer.

A Polícia Militar recebeu 350 chamadas e o Corpo de Bombeiros de Montes Claros também registrou mais de 500 ligações. Eles orientam a população a ficar distante da rede elétrica e permanecer em estado de alerta.

Os terremotos aconteceram dois dias após a cidade ter recebido a visita de dois especialistas do Observatório Sismológico de Brasília e da Universidade de São Paulo, que apresentaram estudos sobre as causas dos abalos e tranquilizaram a população. Segundo os levantamentos, a principal causa dos abalos sísmicos é uma falha geológica situada entre a Vila Atlântida e a Serra do Mel. Os especialistas explicaram que a falha está situada entre 1,5 a 2 km de profundidade e tem 3 quilômetros de extensão, partindo no sentido da Vila Atlântida em direção a Serra do Mel (terminando num local onde não existem habitações), portanto, não passa em área situada debaixo de outros bairros.

Outros tremores
Em maio deste ano, cinco tremores de terra foram registrado em Montes Claros em quatro dias. No dia 10 de maio, o Obsis registrou dois tremores na cidade. O mais forte foi pouco antes das 11h, com duração de três segundos e intensidade de 4,2 graus na escala Richter. O segundo tremor foi registrado no começo da tarde. Não houve feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. Até o mês de novembro foram registrados 174 eventos naturais, 60 destes foram registrados por quatro das nove estações sismológicas instaladas no entorno de Montes Claros.

do site: http://jornalmontesclaros.com/2012/12/19/montes-claros-terremoto-e-replicas-sao-sentidos-por-toda-a-cidade.html

 

Leia relatos de moradores que sentiram o tremor:

(http://montesclaros.com/mural)

 

*Às 02:53h desta quarta-feira sentimos um forte tremor e estrondo na região central da cidade, bairro Roxo Verde. Os animais da vizinhança ficaram perturbados, e os moradores assustados. Deu pra sentir nitidamente as camas e o chão tremendo. Todos nós saímos de nossas residências, já sabendo que após um forte tremor como esse certamente viria mais um. Ficamos sem energia elétrica por cerca de 30 minutos. Por volta das 03:39h sentimos um segundo tremor mais fraco que o primeiro, e às 03:40 um terceiro tremor mais fraco que o segundo. Ninguém se feriu, graças a Deus, mas o susto foi muito grande, também a dificuldade para retomar o sono.

 

*Após os tremores, fui a casa do meu filho averiguar se estava tudo bem, moro no centro, ele no morada do sol, já voltando pra casa, à cerca de 20 minutos, passei pela praça coronel, e vi uma forte luz, achei ser um helicoptero, ou um raio, mas no caso, a luz está lá ainda e cada vez com uma extensão maior, da minha janela consigo ve-la, e parece estar se estendendo até o santa rita já. estou muito temeroso com essa situação.

 

*No prédio parece que só eu e mais dois vizinhos dos andares de cima viu um forte clarão no primeiro tremor. Foi horrível! Parecendo um raio caindo seguido por um forte estrondo.

 

Dois dias antes…

 

Foi realizada nesta segunda-feira (17), na Câmara Municipal, uma coletiva de imprensa com pesquisadores da Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo, Unimontes e Defesa Civil Municipal e Estadual, para apresentar estudos preliminares sobre a ocorrência de tremores em Montes Claros.

O representante da Defesa Civil Estadual, tenente coronel Fabiano Villas Boas, disse que o governo mineiro está dialogando com especialistas japoneses para estudar a ocorrência de tremores em Montes Claros.

http://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2012/12/pesquisadores-apresentam-estudos-sobre-tremores-em-montes-claros.html


Mensagem N° 73980
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

Comentários

« »
    on line: 528