Este mes o Cometa 209P/LINEAR provocará uma chuva de meteoros

O Cometa 209P/LINEAR é um cometa periódico descoberto em 3 de Fevereiro de 2004 pelo projeto Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR). Este cometa poderá eventualmente originar em maio de  2014 uma grande chuva de meteoros.

O Cometa 209P/LINEAR completa uma órbita ao redor do Sol em pouco mais de 5 anos. O periélio (ponto mais próximo do Sol) do Cometa 209P/LINEAR é de cerca de 0,9 UA, e o seu afélio (ponto mais afastado do Sol) é de cerca de 4,9 UA.

 

O que tem chamado mais atenção em relação ao Cometa 209P/LINEAR é que ele vai atingir o seu periélio a 6 de Maio de 2014, e no dia 24 de Maio o planeta Terra vai passar pela região do espaço onde vai encontrar as partículas deixadas para trás pelo cometa, podendo assim provocar uma nova chuva de meteoros (popularmente chamado de chuva de estrelas cadentes), talvez mesmo uma tempestade de meteoros. Os primeiros a avançar com a possibilidade da chuva de meteoros foram os cientistas Esko Lyytinen e Peter Jenniskens.

 

As chuvas de meteoros são fenômenos difíceis de prever com rigor, por isso as opiniões em relação ao que poderá ocorrer são divergentes. Previsões mais conservadoras apontam que poderão ser observados entre 100 a 400 meteoros por hora, porém também há quem avance para a possibilidade de ultrapassar os 1000 por hora. Esta última possibilidade foi defendida por Jérémie Vaubaillon do IMCCE (França), que disse que a Terra atravessará os rastos de poeira que este cometa deixou para trás entre os anos de 1803 e 1924.

 

Esta chuva de meteoros, se ocorrer, terá como radiante (ponto no céu de onde os meteoros parecem surgir) na constelação da Girafa (Camelopardalis), uma constelação visível a partir do hemisfério norte. Significa isto que é no hemisfério norte o local privilegiado para se ver esta chuva de meteoros.

 

24 de MAIO É A DATA DA VISITA DO PAPA A JERUSALÉM

France Presse

09/05/2014 09h55

Jerusalém tem pichações anticristãs antes da visita do Papa

Francisco irá à Terra Santa no fim de maio.

‘O preço a pagar, o rei David para os judeus, Jesus é um lixo’, disse texto.

Novas pichações anticristãs e racistas foram encontradas nesta sexta-feira em Jerusalém, onde a polícia aumentou a vigilância dos locais religiosos delicados num momento em que se aproxima a visita do papa Francisco à Terra Santa, no fim de maio.

“O preço a pagar, o rei David para os judeus, Jesus é um lixo”, afirma uma inscrição no muro da igreja romana de São Jorge, perto de um bairro judeu ortodoxo de Jerusalém, constatou um fotógrafo da AFP.

Pichação anticristã é apagada de muro em Jerusalém nesta sexta-feira (9). Inscrição foi feita pouco antes de viagem do Papa Francisco à Terra Santa (Foto: Ammar Awad/Reuters)Pichação anticristã é apagada de muro em Jerusalém nesta sexta-feira (9). Inscrição foi feita pouco antes de viagem do Papa Francisco à Terra Santa (Foto: Ammar Awad/Reuters)

A frase “morte aos árabes” foi pintada em uma casa da Cidade Velha de Jerusalém, e foram encontradas suásticas desenhadas nas paredes de um apartamento em Jerusalém Ocidental, o setor israelense da Cidade Santa.

Os colonos extremistas e os militantes de extrema direita intensificaram nos últimos meses as agressões aos palestinos, aos árabes israelenses e inclusive ao exército do Estado hebreu. Sob o slogan de “o preço a pagar”, reagiram desta forma às decisões governamentais que consideram hostis aos seus interesses ou aos atos atribuídos aos palestinos.

Os locais de culto cristãos e muçulmanos também são alvos quase diários de vandalismo.

“Os bispos estão muito preocupados pela falta de segurança e pela ausência de reações na vida política, e temem uma escalada da violência”, declarou com preocupação na quarta-feira o Patriarcado Latino (católico romano) de Jerusalém.

O ministro da Segurança Interior e sua colega da Justiça, Tzipi Livni, participaram na quarta-feira de uma reunião de emergência com o procurador-geral e os chefes dos serviços de segurança para discutir eventuais medidas repressivas.

Segundo os meios de comunicação, a polícia e o Shin Beth (o serviço de segurança interior) temem que judeus religiosos ultranacionalistas aproveitem a viagem do papa à Terra Santa, de 24 a 26 de maio, para atrair a atenção dos meios de comunicação.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/05/jerusalem-tem-pichacoes-anticristas-sao-antes-da-visita-do-papa.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

 

Deixe uma resposta

Home Astronomia Este mes o Cometa 209P/LINEAR provocará uma chuva de meteoros
credit
« »
    on line: 528