CRESCIMENTO PÓS-TRAUMA

CRESCIMENTO PÓS-TRAUMA
A “luta” faz com que você se torne mais forte?

A vida é cheia de “lutas” – algumas fáceis, outras difíceis. Podemos nos esforçar para acordar de manhã ou estudar para um próximo teste. Lutamos com fracassos e doenças e lutamos para lidar com a perda de um ente querido.
Como a luta pode fazer você mais forte? Bem, estudos mostram que isso realmente acontece!

O que é crescimento pós-trauma?
Adversidades acontecem a todos nós, embora alguns de nós a experimentem com mais frequência ou intensidade que outros, mas ninguém escapa deles totalmente. Quando uma crise acontece, podemos nos afundar ou crescer e florescer … e sair da crise melhor do que antes.

Algumas pessoas são resilientes, o que significa que elas se recuperam depois de uma situação difícil.
No entanto, embora o crescimento pós-trauma geralmente leve à resiliência, não é exatamente o mesmo que resiliência.
Ele acontece quando alguém que luta para se recuperar experimenta um evento traumático, que o faz questionar suas crenças fundamentais, passar por lutas psicológicas, desafiar suas capacidades e, finalmente, alcançar um senso de crescimento pessoal. Ele não acontecerá com alguém que já é resiliente em relação ao trauma, já que uma pessoa resiliente não será tão afetada por esse evento.

Quais são os indicadores de crescimento pós-traumático?
Quando uma pessoa cresce após superar uma luta, ela passa por muitas mudanças em um nível fundamental. Para avaliar se, e em que medida, uma pessoa cresceu após um trauma, os psicólogos procuram os seguintes indicadores:

1. FORÇA PESSOAL – As adversidades geralmente aumentam a resistência e a resiliência, moldando como as pessoas lidam com os desafios subsequentes. As pessoas muitas vezes tiram força e coragem do infortúnio depois de terem sido apanhadas pela tragédia – “Se eu sobrevivi a isso, posso lidar com qualquer coisa”.

2. MAIOR APRECIAÇÃO PELA VIDA – Experimentar as dificuldades não só nos prepara para lidar com situações negativas no futuro, mas também nos ajuda a valorizar as coisas positivas da vida. Sobreviver a um evento com risco de vida ou a uma doença ajuda a pessoa a apreciar o simples dom de estar vivo! Um estudo mostrou que, embora as pessoas atualmente passando por um trauma mostrem menos propensão para saborear eventos positivos, aqueles que lidaram com traumas no passado mostraram mais capacidade de apreciar os pequenos prazeres da vida.

3. NOVAS POSSIBILIDADES – As pessoas que superaram grandes lutas desenvolvem a sensação de que novas possibilidades emergiram da luta, abrindo oportunidades.

4. RELACIONAMENTO COM OS OUTROS – Enquanto algumas pessoas experimentam relações mais próximas com pessoas específicas após um trauma, outras sentem um maior senso de conexão com aqueles que sofrem, mesmo sendo estranhos.

5. MUDANÇA ESPIRITUAL – Uma mudança significativa nas crenças de uma pessoa pode causar um aprofundamento da vida espiritual de uma pessoa. Experimentar o trauma dá a algumas pessoas um novo propósito na vida, às vezes que vai além de si mesmas e se estende à sociedade como um todo.

O que determina o nível de crescimento?
Nem todos que experimentam o pós-trauma mostram o mesmo nível de crescimento. Isso ocorre porque cada pessoa é diferente e passa por diferentes tipos de trauma e vive em circunstâncias diferentes.

De acordo com um estudo, duas características tornam algumas pessoas mais propensas a experimentar o Crescimento: a extroversão e a abertura à experiência. Isso ocorre porque os extrovertidos são mais propensos a buscar conexões com os outros, e as pessoas que estão abertas são mais propensas a reconsiderar seus sistemas de crenças. O estudo também descobriu que as mulheres tendem a relatar mais crescimento do que os homens, embora a diferença seja muito pequena. Outro estudo de pesquisa que examinou duzentos sobreviventes do furacão Katrina descobriu que os genes também desempenham um papel na decisão do nível de Crescimento.

É importante reconhecer sinais de trauma não resolvido – isolamento, sensação de sobrecarregado com os altos e baixos comuns da vida, não sendo capaz de seguir em frente com a vida – e tomar as medidas apropriadas para solucionar isso.

Concluindo, o Crescimento pós-trauma certamente não torna os eventos bons. No entanto, para muitos de nós, as adversidades são inevitáveis e não nos é dada uma escolha entre sofrimento e crescimento, por um lado, e sem sofrimento ou crescimento, por outro.

Assim, sempre que você se deprimir na vida, pressione a pausa e lembre-se de como você superou as dificuldades passadas, que podem ter parecido impossíveis para você naquele momento.
Lembre-se de quão forte você é. Lembre-se de que isso também passará e, quando isso acontecer, você se sentirá mais forte do que nunca!

Por Sushmitha Hegde
Tradução Vilma Capuano
compartilhe mantendo os creditos
Fonte: https://www.scienceabc.com – Prepare for Change

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

 

Deixe uma resposta

Home mensagens CRESCIMENTO PÓS-TRAUMA
credit
« »
    on line: 528