noticias,  sobrevivencialismo,  terremotos

Tremor de terra assusta moradores de Montes Claros 15 novembro 2012

A informação foi colhida no fórum http://montesclaros.com/mural/. Eis alguns relatos dos que sentiram o forte tremor durante a madrugada:

 

 

Mais um tremor de terra em Montes Claros, hoje, 15 de Novembro de 2012, por volta de 1hs03m. A sensação que passa é como se fosse uma explosão. Sensação nada agradável. Isso está se tornando frequente por aqui…

 

Terra tremeu muito forte agora há pouco em Montes Claros… Exatamente 1h06… A impressão que se tem é de que uma coisa muito grande tenha se despencado do alto tamanho o barulho e a vibração do chão e das paredes da casa. Estou no bairro Barcelona Park e todos da casa acordaram, assustados!
O amigo Fernando até brinca de que estamos calejados e até podemos tentar adivinhar qual foi a intensidade do tremor: levando-se em conta que dos últimos 10 tremores registrados no Brasil pelo Observatório Sismológico de Brasília, da UnB, sete aconteceram em Montes Claros – e que presenciamos todos -, esse de agora ficaria na casa dos 2.5 na Escala Richter.

 

(…) Agora que a chuva – este líquido precioso que caiu sobre a pedra Ibituruna – sua roupa mudou de cor; aquela veste cinza, símbolo da destruição, foi substituída por outra tonalidade (…) – por volta de 01:05 mais um tremor em Montes Claros. Houve outros abalos na nossa América, como em Atacama e coquinho no Chile – agora há pouco 09:20h na cidade Guerrero no México (do Norte), porém, há um diferencial nas informações, enquanto em Montes Claros não temos sequer um esclarecimento – a população das cidades citadas do Chile e México imediatamente informaram todos dados técnicos. A Defesa Civil Municipal têm esforçado para obter informações junto a UnB e USP, mas elas não chegam. Quando a Chefe “interina” do Observatório sismológico –Unb a Doutora em geofísica Professora Mônica Von Huelsem veio a Montes Claros; naquele momento no gabinete do prefeito, todos nós achamos que teríamos mais informações, contudo, até agora só é sabido que existe um convênio de cooperação técnica com o Instituto de Desastres Naturais do Japão (ICHARM), sediado em Tsukuba e que tudo será esclarecido até o final de Novembro/12. Ou seja: faltam 16 dias para a população saber qual será extensão e a profundidade da nossa possível falha geológica e quais serão as restrições sobre ela.Os abalos coincidem exatamente com a pressurização e a despressurização dos lençóis freático e subterrâneo do nosso cárstico, são vários poços artesianos e a super exploração das águas subterrâneas que aumenta a lixiviação das rochas e também o esvaziamento das galerias e cavernas (hipótese defendida por este escriba).Também pode ser a pressão hidrodinâmica – principalmente a temperatura que influencia na dinâmica da litosfera – “Pode ser o Atlântico e a cordilheiras dos Andes com suas tensões hidráulicas”.São hipóteses que estão prevalecendo até a apresentação do relatório prometido pelos técnicos das Universidades de Brasília e São Paulo, além do observatório Nacional.“Outros tremores virão!”(*)José Ponciano neto é Técnico em Meio Ambiente e Membro da Associação Brasileira de Água Subterrânea –ABAS-MG

 

Também percebi o tremor de terra ocorrido na madrugada passada. Os geólogos são os profissionais com formação pertinente ao assunto e poderiam apresentar explicações adequadas sobre este fenômeno de ocorrência cada vez mais frequente, aqui em Montes Claros. A ausencia ou negativa de prestar informações denota a falta de empenho, pesquisa ou capacidade das nossas intituições, principalmente as universidades, no sentido de desenvolver estudos e apresentar resultados para esta questão, de interesse de toda a sociedade. Como engenheiro civil temos algumas informações superficiais, devido ao perfil da nossa formação universitária, que nos levar a supor que este fenomeno é consequencia da acomodação de camadas subterraneas submetidas a falta de alguns elementos que as equilibravam. Montes Claros está situada em região sedimentar, ou seja, o solo e sub-solo foram formados por deposição de materiais diversos, inclusive orgânicos, e por isso possui resistencias variadas, falhas e lençois de água ocupando estes vazios. A urbanização acelerada impermeabiliza o solo, diminui a capacidade de recomposição dos lençois freáticos e associados a grande quantidade de poços tubulares perfurados e em operação possibilita a retirada da água que equilibra estes vazios e leva ao movimento ou desmoronament o do subsolo. A água é incompressível e confinada ela mantem o solo estável como o ar dentro de um pneu. Os tremores são de curta duração e diferem dos terremotos ocasionados por movimentos de placas tectônicas, que duram muitos segundos e a intensidade é mais alta. Esta é uma tese que gostaria que outras pessoas comentassem e, se possível, apresentassem novos subsídios ou informações enquanto não temos um estudo completo e oficial.

 

10 Regras de preparação de terremotos


1 – Em primeiro lugar proteja a si mesmo
“Se você se ferir, não conseguirá apagar fontes de fogo ou se refugiar a tempo. Organize sua casa para se prevenir contra queda de móveis e de outros objetos.”
2 – Apague rapidamente as fontes de fogo!
“Ao sentir o tremor do terremoto, apague imediatamente o fogo. Adquira o costume de não deixar objetos inflamáveis próximos às fontes de fogo.”
3 – Abre a porta e assegure uma saída.
“Portas às vezes não se abrem devido ao tremor do terremoto. ”
4 – Se houve foco de incêndio, apague imediatamente.
“O mais importante é extinguir o fogo em seu estágio inicial. Prepare-se e treine em seu dia-a-dia no uso de extintores e outros modos de se apagar o fogo.”
5 – Não saia correndo afobado para rua
“A fuga afobada causa de acidentes. Pense e haja com frieza.”
6 – Não se aproxime em vias estreitas e muros.
“Muros de blocos e máquinas podem cair ou tombar. Dirija-se ao seu abrigo rapidamente.”
7 – Coopere e ajude o próximo.
“Coopere com as pessoas de sua região e participe de organizaçõees de ajuda de emergência”
8 – Cuidado com o desmoronamento de terra onde mora e previna-se contra esse efeito colaterais de terremotos.
“Compreenda o relevo do local onde mora e previna-se contra esse efeitos colaterais de terremotos.”
9 – Dirija-se à sua área de abrigo a pé!
“Ir à área de abrigo com veículo próprio além de ser perigoso atrapalha as equipes de resgate. Seja consciente para com o próximo e respeite as regras sociais de boa conduta.”
10 – Ouça informações corretas! A verdade é uma só.
“Comporte-se de modo adequado sem se deixar levar por informações falsas ou errôneas.”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

Comentários

« »
    on line: 528