noticias

Os monólitos pelo mundo

Em 18 de novembro de 2020, um grupo de biólogos Utah estava voando no sudoeste de Utah com a missão de monitorar a área. O que eles viram a seguir deu o pontapé inicial, possivelmente, a maior notícia de ‘2020’ que o mundo já viu, depois do covid-19. Um grande monólito de metal, de aproximadamente 9,8 pés de altura, estava parado no meio do deserto, a milhas da cidade mais próxima de Moab, Utah.

Os biólogos publicaram um vídeo do monólito em 23 de novembro, e a história se tornou viral instantaneamente. As empresas de notícias nacionais souberam disso e o monólito tornou-se uma espécie de meme, mas também um mistério e tanto.

Em poucos dias, a localização do monólito foi descoberta por usuários do Reddit, e as imagens do Google Earth determinaram que ele foi colocado em algum momento de 2016. As pessoas naturalmente migraram para o local ao longo dos dias seguintes, tirando fotos, vídeos, investigando, ou simplesmente maravilhar-se e o mistério do monólito. Quem o colocou aí? Por quê? Foi o governo ou até mesmo os estrangeiros? O mundo estava cativado e a investigação não dava sinais de parar. Até, é claro, ele desaparecer.

Utah

Em 27 de novembro, um grupo removeu o monólito. Eles assumiram a responsabilidade pela remoção alguns dias depois, resultando em reações mistas do público. Por um lado, a terra não seria devastada pelos turistas que a bagunçavam. Por outro lado, o monólito não poderia ser mais estudado ou investigado. Independentemente do que alguém pensasse, o mistério chegou a um fim insatisfatório.

Até que houvesse outro. No mesmo dia em que o monólito de Utah foi removido, um segundo monólito foi descoberto no leste da Romênia. Este monólito tinha rabiscos estranhos de um lado e era geralmente muito menos bem feito do que o Monólito de Utah. Alguns acreditavam que foi feito como uma cópia, outros acreditavam que era a segunda pista no mistério maior do Monolito.. Mas então, em 1º de dezembro, esse monólito desapareceu exatamente como seu antecessor. Talvez esse fosse realmente o fim.

Pouco depois do desaparecimento do monólito de Utah, este monólito foi descoberto em Piatra Neamt, Romênia. 
Pouco depois, também desapareceu.

No dia seguinte, houve um terceiro. Desta vez, na Califórnia. No dia seguinte, ele também foi destruído. Desta vez, foi um grupo de “ativistas” de extrema direita, que o removeu à força ‘em nome de Cristo’. Todo mundo sabia o que estava por vir. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é monolito3.jpg
Em 2 de dezembro de 2020, uma coluna de metal reflexiva triangular foi encontrada em Pine Mountain em Atascadero, Califórnia.
Ao contrário de outro monólito como o de Utah, este não estava preso ao solo.

Um quarto monólito apareceu em Las Vegas, no meio da extremamente popular e movimentada Fremont Street. 

Em seguida, um 5º no Parque Nacional Joshua Tree, Califórnia. Eles continuaram aparecendo. 

Houve 19 monólitos no total nos Estados Unidos, mais 5 falsificações confirmadas adicionais, e eles estão aparentemente crescendo exponencialmente. 

Eles estão todos conectados? 

Quais são reais, quais são simplesmente imitações? Este mistério está longe de terminar. 

Do jeito que 2020 vem acontecendo, provavelmente está apenas começando.

Até o momento foram 106 monolitos.

Veja em:

https://monolithtracker.com/map#

Teorias sobre a origem dos Monólitos:

Entre as várias teorias que tentam explicar este fenômeno está, claro, a possibilidade de ter uma procedência extraterrestre.

Mais ou menos em linha com esta especulação, circula uma outra teoria que diz que o monólito será obra de um grande fã do filme “2001: Odisseia no Espaço”. O fanático terá encontrado aqui uma forma de replicar a história vivida no ecrã onde, de fato, é encontrado um objeto estranho pelos primatas.

Porém, de todas as opções apresentadas até ao momento, uma das mais plausíveis é que este objeto seja uma espécie de instalação artística e que, portanto, tenha sido lá colocado por um artista. Até ao momento ainda ninguém reclamou a obra, mas isso não quer dizer que esta seja uma opção a descartar. O nome mais apontado como possível autor é o de John McCracken, que até terá criado uns monólitos semelhantes. O problema é que o autor já morreu, por isso não é possível verificar se foi mesmo ele. 

Ainda assim, há mais artistas que são apontados como possíveis autores da obra, da qual têm sido descobertos relatos com alguns anos. Há quem tenha fotografias do monolito de 2016 e quem prove que nessa altura já o Google Maps mostrava o estranho objeto através das suas imagens. E, claro, o fato de ser proibido pelas autoridades construir seja o que for no deserto de Red Rock também pode dissuadir as reivindicações de autoria da peça.

Outra teoria fascinante prende-se mais com o desaparecimento do monólito e não com o seu súbito aparecimento. Em declarações ao “The New York Times”, o fotógrafo Ross Bernards explicou que estava a tentar fotografar à noite o objeto quando chegaram quatro homens numa carrinha e o levaram. A operação terá demorado poucos segundos e tinha como objetivo não só levar o monólito, como “não deixar rasto”.

Há poucas imagens deste momento em que o objeto estava a ser removido e as que existem estão demasiado desfocadas para ser possível identificar os tais homens. No entanto, o desportista profissional Andy L. Lewis já assumiu ter sido ele e os amigos a retirarem do deserto o objeto de metal para a proteção do local, uma vez que o solo não estaria capaz de resistir à verdadeira peregrinação de centenas de pessoas que começaram a invadir aquela zona do país.

A verdade sobre a história deste monólito continua por descobrir, por muitas teorias que circulem online. Até porque as autoridades ainda não têm uma explicação viável para este caso tão bizarro. 

do site

As teorias credíveis e as ideias absurdas sobre a origem do famoso monólito

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

« »
    on line: 528